top of page
Buscar

O guia definitivo para escolher o sofá ideal

Atualizado: 19 de jan. de 2023

Dicas de Arquitetura


Que o sofá é o queridinho da maioria dos ambientes a gente já sabe, né? Escritório, sala de estar, de TV, ele sempre ocupa um espaço importante e pode desempenhar inúmeras funções.


Desde criar um ambiente de lazer com a família e amigos, para bater papo ou assistir à filmes imperdíveis, até acomodar uma visita e delimitar o espaço em relação aos outros móveis, o sofá tem que ser versátil e ter um modelo específico para a função que você irá utilizá-lo.


Além disso, quando falamos em delimitação de espaço é importante ressaltar que os aparadores, pufes, mesas laterais, mesas de centro, tapetes, rack de TV, inclusive a própria televisão e todos os outros mobiliários do ambiente dependem do tamanho do sofá: a proporcionalidade ideal é a chave para um ambiente harmonioso! Mas disso falaremos mais nos próximos capítulos...


Entendendo então que o sofá possuí inúmeros modelos, opções, tamanhos e formatos diferentes, e sabendo qual uso vai ter aquele sofá fica um pouco mais fácil de escolher o ideal... Por outro lado, com tantos fatores à se considerar, trabalhando em loja de móveis eu percebi que é muito comum ficar na dúvida na hora de escolher o modelo certo.


Por conta disso fiz uma lista de sugestões - e dicas imperdíveis - que você deve levar em

ree

consideração antes de escolher o seu sofá, então siga esses 6 passos:


1. Saiba em qual ambiente o sofá vai ser utilizado



Definir o ambiente é o ponta pé inicial para descobrir a sua finalidade.


Um sofá para sala de televisão, por exemplo, tem que ser macio, profundo e bem espaçoso - às vezes até contar com uma chaise.


Já um sofá para uma sala de estar ou para um escritório: um ambiente de receber visitas, deve ter uma profundidade um pouco menor (o indicado é a profundidade em torno de 90 centimetros e com uma altura de até 45 centimetros) e possuir um assento mais firme e um enconsto mais reto - porque, no fim das contas, ele é feito para sentar mesmo e não deitar ou descansar.


E no caso de um escritório ou quarto de hóspedes (as vezes os dois espaços juntos, inclusive) o ideal já seria um sofá cama ou um sofá retrátil - apesar de eu, pessoalmente, não ser muito fã e não indicar muito para os meus clientes sofás retráteis: sempre opto por com chaise ou, se for necessário virar um espaço para dormir, um sofá cama mesmo.


Por fim, se o ambiente é multiuso, que é o que mais temos nas casas hoje em dia, que é um espaço para receber mas também uma sala para assistir tv e filmes, a minha dica é mesclar todas essas opções: um sofá menos profundo, um pouco mais firme e com CHAISE ou PUFE para alongar o sofá e poder esticas os pés, como nos exemplos abaixo.






 
 
 

Comentários


  • Whatsapp
DUDA TUON (5)_edited.jpg

Contato

Redes Sociais

Mail: contato@dudatuon.com.br

Whatsapp: (48) 99999-7674

  • Instagram
  • TikTok
  • Youtube
  • Pinterest

Posso ajudar?

  • Whatsapp

Copywriting Duda Tuon © 2023

bottom of page